Em tempos de transmissões ao vivo os Webinários possuem um papel muito importante para despertar o interesse do público, selecionar aqueles que de fato são público-alvo e criar um relaciomento mais próximo com o futuro cliente. Mas como engajar o público no webinário? Nesse artigo você vai aprender 5 ações que farão o tema esquentar e manter a interação e a continuidade do diálogo com os participantes.

1- Entre ao vivo 30 minutos antes do Webinário nas Redes Sociais

Não é de hoje que o brasileiro deixa tudo para a última hora, uma das estratégias para chamar a atenção para a sua aula ao vivo é fazer uma chamada algum tempo antes do webinário nas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin), dessa forma sua imagem se manterá viva na mente dos participantes, motivará alguns inscritos inseguros, lembrará outros esquecidos e ainda poderá captar novos leads de última hora, os chamados retardatários, que poderão se inscrever na lista e permanecer na espera até o horário programado do Webinário.

Lembre-se de disponibilizar o link de inscrição abaixo do vídeo e mandar o convite por e-mail. Comunicar nunca é demais, utilize os canais de comunicação para direcionar os participantes, dê suporte, se possível contrate uma equipe especializada para que seu foco seja no conteúdo da aula. Muitos interessados acabam se perdendo e precisam de ajuda para clicar no link certo do Webinário ou simplesmente aprender a utilizar as ferramentas do Webinario. Pense que todo o tempo e investimento gastos com o aulão online não valerão a pena caso muitos inscritos não consigam participar ou desistam por falta de suporte ou apoio. Ao contrário, aqueles que recebem o atendimento de imediato acabam sendo gratos e participam mais ativamente durante a transmissão.

2- Faça perguntas logo no início

Assim como a primeira impressão é a que fica, a sua simpatia e abertura em relação ao público logo no início será o seu cartão de visitas. É interessante buscar pela interação no começo da transmissão, introduzir o tema principal do webinário aos poucos e buscar logo nas primeiras palavras o feedback dos inscritos. Para tanto antes de perguntar fale um pouco de você para que o participante não se sinta inibido ou exposto, afinal ele está lá para receber um conteúdo informativo de uma especialista. Algumas das perguntas que podem ser feitas:

3- Crie um bônus atrativo para ofertar no final

Para manter a atenção dos participantes é necessário apresentar um bom conteúdo, sem ele tudo estará perdido, por isso seja direto, objetivo sem enrolar o assunto, demonstre com propriedade o assunto e surpreenda os inscritos com novidades, dados de estatística e casos comprovados. Porém, para que os alunos consumam o conteúdo e se despeçam antes do esperado, instigue a curiosidade desde o início da transmissão, dizendo que ao final os espetadores que permanecerem online ganharão um bônus ou benefício adicional. Ao divulgar um presente especial as pessoas se manterão mais curiosas e engajadas e provavelmente se manterão conectadas até o final.

Planeje com antecedência o que irá ser ofertado, um desconto promocional, acesso a materias exclusivos ou recursos adicionais. Mas atente-se para ofertar algo realmente valioso, para não frustrar os participantes. Não seja o Roberto Justus que reuniu vários influenciadores digitais e youtubers em um de seus programas e como prêmio ofertou um jantar em sua residência.

4- Explore os chats

Lembra daquele professor de escola que dava aula de costas para os alunos, com um conteúdo maçante e ao final pegava a pasta e saía da sala? Pois bem, o seu objetivo no webinar não é apenas dar a informação e sair correndo, mas trocar com os partipantes um pouco de vivência, para tanto é necessário observar o chat constantemente e interagir com o público, respondendo as perguntas mais relevantes em tempo real, dessa forma o conteúdo se adaptará às necessidades dos participantes, sendo muito mais útil e irá promover um alto índice de engajamento, logo que a audiência estará completamente participante e ativa.

Após o Webinário continue verificando as perguntas dos chats, pois grande parte dos inscritos optam por assistir o replay e o seu conteúdo pode engajar ainda mais. Caso não hajam perguntas durante ou após a transmissão crie uma lista de perguntas feitas pelos seus clientes e leia ao vivo, também dê abertura para que as pessoas possam mandar as dúvidas em outro momento ou por e-mail.

5- Use call-to-actions

Esse termo em inglês significa chamada para a ação (call-to-action) e representa um comando para algum tipo de ação que você deseja que aconteça no momento. Digamos que sua palestra online fale sobre turismo na internacional e você quer aproveitar o momento para divulgar o seu grupo exclusivo do Facebook sobre o assunto ou no WhatsApp, dessa forma o participante poderá se aprofundar mais no assunto de forma regular. A dica é deixar nos comentários o link para o grupo com o call-to-action. Ex.: Clique agora no link do grupo para participar ou Entre agora no grupo exclusivo.

O momento final do Webinário é decisivo para efetivar as vendas e se o inscrito permanece atento até o fim você tem grandes chances de converter o lead em cliente potencial. Aproveite esse momento para novamente direcionar a audiência para a ação. Ex.: Quero obter minha oferta, Resgatar meu presente agora ou Garantir meu desconto especial.

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[avatar user=”Maira Hess” size=”thumbnail” align=”left” link=”www.buzzstation.com.br”]Escrito por Maira Hess[/avatar] Públicitária e Assessora de Comunicação. Especialista em Inbound Marketing, Marketing Digital e Marketing de Conteúdo.