Atualmente muito se fala em geração de leads, criação de conteúdo e presença online na mídia. Portanto, diversas empresas estão se abrindo ao universo digital e investindo em estratégias para captar e-mails qualificados. Em primeiro lugar, a grande questão é diferenciar cadastro de lead.

Para entendermos melhor a diferença a explicação é bem simples.  O cadastro acontece quando alguém se inscreve na lista de contatos, deixando seus dados, nome, e-mail ou telefone. A geração de leads vai além e se concretiza a partir da troca de algum tipo de conteúdo ofertado pela marca, um e-book informativo, um vídeo com dicas ou um ama aula em podcast. Dessa forma é possível saber que o cadastro aconteceu pelo interesse no tema específico. A partir desse ponto o lead é levado para uma jornada de compra muito vantajosa para ambas as partes, cliente e a empresa, logo que o cliente terá mais atenção, informação e suporte e a marca terá um cliente mais esclarecido, consciente e fiel. Mas como incentivar essa tão falada geração de lead? Vamos ao ponto em tópicos.

 

 

1 – Identifique seu diferencial
Provavelmente em relação a sua concorrência a marca tenha um diferencial, ou seja, apresenta vantagens que outras marcas não oferecem. Se você já identificou seus pontos fortes é a hora de divulgar o que a sua marca tem que outras não tem. Essa divulgação pode acontecer através das redes sociais.

 

Que saber como criar estratégias de marketing digital? Leia sobre os 4 Ps do Marketing.

 

2- Entenda o que o seu cliente quer
Já escutou a frase, quem tem boca vai a Roma? Pois bem, se você não perguntar nunca terá as respostas. Costumo dizer que uma boa e assertiva campanha de marketing deve começar com uma pesquisa de opinião. Tenha a certeza que as respostas serão surpreendentes. Além disso, existem enquetes que podem ser lançadas nas redes sociais que iniciam uma abertura ao diálogo entre marca e cliente.

 

 

3- Use a tecnologia a seu favor
No mercado temos diversos tipos de produtos e serviços que possuem alta concorrrência, portanto um diferencial na hora do cliente escolher a marca é o atendimento. Se o cliente procura a marca e não consegue retorno, provavelmente irá se dirigir a outra empresa que oferece suporte. Caso o seu atendimento não seja suficiente ou habilitado invista em inteligência artificial através de chats  com perguntas e respostas programadas ou os inovadores chatbots.

 

 

4- Tenha um blog
Em meio a tantas opções de profissão você escolheu uma e provavelmente investiu tempo e recursos para adquirir know how e como especialista no assunto é o único capaz de falar com autoridade sobre o seu tipo de negócio. Compartilhar informação é uma ótima forma de despertar a tenção do público e ganhar fãs qualificados.

 

Leia o artigo Como escrever uma postagem no blog.

5- Invista no Twitter
Na verdade este tópico pode ser traduzido pela frase, esteja onde o seu público está. Isso vale para qualquer rede social, porém o Twitter além de ter uma grande audiência, possui informação condensada, ou seja, são 140 caracteres para sintetizar uma ideia e abordar os assuntos mais falados nos trend topics.

 

6- Fale de pessoa para pessoa

Ultimamente observamos no mercado digital pessoas que ensinam fórmulas prontas para atingir o sucesso e ganhar dinheiro na internet, porém ao verificar os resultados notamos que o investimento financeiro e em tempo são inferiores aos números almejados. A busca instantânea por 7 dígitos na conta bancária se tornou prioridade, mas quando falamos em marketing não podemos nos esquecer que assim como um produto demora a ser construído, exige testes análises e pesquisa de aceitação no mercado, uma boa estratégia digital também exige aprimoramento, identidade e principalmente humanidade, afinal usamos a tecnologia, mas estamos falando e vendendo para pessoas reais.

 

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