Construir uma boa estratégia de branding é mais simples, mais barato e mais rentável para a marca do que se imagina. Porém, poucos sabem o que de fato significa branding acreditando que basta criar um logotipo, ter um folder e um cartão de visitas. Esses elementos são importantes, mas branding representa um conjunto de ações, práticas e técnicas de construção e consolidação de uma marca no mercado. Através da construção do branding se torna possível aumentar o valor monetário da marca e consequentemente o valor da empresa no mercado.

O trabalho busca desenvolver uma reputação positiva da empresa e têm o propósito de aumentar a exposição da marca através de ações de marketing, ações internas na empresa, criação de uma forte identidade visual, estilo próprio e personalidade da marca, geração de conteúdos e valor e a escolha dos canais ideais para relacionar com outras marcas e pessoas.

Para construir uma boa estratégia de branding é importante trabalhar a comunicação integrada para que não somente o público reconheça o valor da marca como a empresa desenvolva uma cultura em que os funcionários estejam alinhados com os propósitos e princípios da corporação. A construção do branding começa de dentro para fora, desde a criação da identidade e manual da marca à decoração do ambiente da empresa, às placas de sinalização interna, murais motivacionais, intranet e muitos outros.

A comunicação se subdivide em duas partes, interna e externa. A comunicação interna tem o papel de manter os funcionários informados de tudo o que acontece na empresa e motivar o engajamento dos colaboradores nas ações propostas pelo setor ou agência de marketing. Digamos que a empresa decida investir em campanhas patrocinadas no Facebook, mas os funcionários não se envolvem na campanha, não se orgulham em trabalhar na empresa e nem sequer seguem a página da empresa. Se os próprios donos ou colaboradores não compram a ideia, quem irá comprar? Além disso, o Facebook tem uma grande limitação em relação ao alcance orgânico das publicações, porém quanto maior o número de curtidas em curto espaço de tempo a publicação receber maior será o seu alcance, isso se torna possível quando a equipe está ciente de seu papel e reconhece que faz parte de todo o processo e resultados.

Uma comunicação interna confusa ou pouco eficaz, um ambiente frio, sem estética ou identidade visual e falta de organização ou erro na linguagem de tratamento com a equipe também direcionam a marca a resultados pouco eficazes, impedindo que a marca passe a valer mais do que os produtos e serviços oferecidos. O primeiro passo para iniciar a construção do branding internamente é partir da missão, visão e valores da empresa, algumas companhias optam por manter um quadro afixado na parede logo na entrada do estabelecimento, em uma aba do site e no perfil do Facebook. A missão do Starbucks, por exemplo, é inspirar e nutrir o espírito humano – uma pessoa, uma xícara de café e uma comunidade de cada vez.

Outro ponto importante é basear a comunicação visual da empresa no Manual de Identidade da Marca, dessa maneira todo material gráfico produzido estará em consonância com os propósitos da empresa, promovendo a identificação e reconhecimento da marca independentemente da mídia utilizada. O projeto de identidade visual também prevê quais as cores serão utilizadas nas paredes do imóvel, placas de sinalização interna com pictogramas e faxada externa.

Após o alinhamento de toda a comunicação interna e criação de uma unidade visual a empresa está apta a desenvolver a comunicação externa, ou seja, construir  uma reputação impecável, desde o atendimento personalizado, com scripts padronizados à criação de um conceito da marca. A coca-cola por exemplo, não vende refrigerantes, ela vende felicidade! Por isso, é muito importante criar um slogan que traduza esse conceito, Têm 1001 utilidade, amo muito tudo isso e energia que dá gosto, são alguns exemplos de slogans de sucesso e não precisamos dizer o nome da marca para saber de qual estamos falando.

O mais importante é manter a imagem representada pela marca condizente com a realidade da empresa, além de tudo isso o trabalho de construção de branding é complexo e exige tempo. Converse com um de nossos especialistas e estaremos prontos para lhe ajudar a construir a melhor imagem para sua audiência!

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