Escolher um domínio para o seu site “é como escolher um nome para o seu negócio” e por isso é importante fazer a escolha com bastante prudência pois uma escolha errada pode prejudicar seu posicionamento nos mecanismos de buscas e impactar até mesmo as vendas do negócio.

Mas afinal, o que é um domínio e por que preciso escolher um?

Ao ligar seu computador, você habitualmente abre o navegador e digita www.google.com.br e acessa então o seu buscador. Esse conjunto de caracteres www.google.com.br  nada mais é que um ponto de referência para que todas as pessoas possam encontrar o site na internet. Isso mesmo, o domínio pode ser comparado ao ponto de referência que você digita como informação para o entregador quando pede um jantar no Ifood.

Imagine agora que você vai acessar um outro site, com o endeço real 31.13.85.36. Com esses números fica difícil entender, mas acredite, quando você acessa www.facebook.com.br o seu navegador de internet através do servidor de DNS acessa o endereço 31.13.85.36, chamado de IP. Seria bem difícil acessar a internet dessa forma, não é mesmo?

É por isso que existe o domínio, uma forma descomplicada de acessar um site e lembrar da marca, e você precisa usar esse recurso a seu favor.

Como Escolher o Domínio Ideal para o Meu Negócio?

Como vimos o domínio deve ser algo simples de lembrar, algo que “gruda” na cabeça do usuário do site. É preciso tomar cuidado com caracteres especiais que os domínios não suportam e junção de palavras que possam confundir ou dar “duplo sentido”.

É importante também pesquisar se os seus concorrêntes usam domínios parecidos com o que você pretente comprar pois qualquer confusão causada pela similaridade pode te custar acessos, vendas e até implicações judiciais.  Vale checar a pesquisa de marcas do  INPI e os sites da concorrência para evitar esses tipos de problema.

Em relação às extensão de domínios, existem dois tipos, a (gTLD) e a (ccTLD). A (gTLD) são formadas por mais de duas letras, usadas comumente para nome de marca ou empresa. Já a (ccTLD) são formadas por duas letras e representam o código de um determinado país e são usadas por cidadãos locais ou empresas que tenham locais.

Existem diversas extensões de internet com variados preços e as mais comuns são:

Então, se o seu negócio vende só dentro do brasil, o ideal é usar a extensão .com.br, já se vende internacionalmente, .com, se você vende moda, .moda e assim por diante. É importante que a extensão seja coerente com o propósito da marca.

Por fim, seja ágil, os domínios geralmente são baratos e muitos empreendedores trabalham comprando e vendendo domínios para negociá-los depois com um preço diferenciado.

Quer ajuda para escolher um domínio? Fale com um de nossos consultores

Para dúvidas e esclarecimentos, envie um e-mail para [email protected].

Até breve!

[avatar user=”Bruna” size=”thumbnail” align=”left” link=”buzzstation.com.br”]Escrito por Bruna Pinto[/avatar] Especialista em programação e automação. Certificação em Google Adwords.