A melhor definição de marketing estratégico é a utilização da inteligência para elaborar ações prévias que serão executadas em um período pré estabelecido com um objetivo específico de marketing. Sem estratégia você pode perder tempo e dinheiro, logo que é muito mais dispendioso investir sem obter resultados do que investir certo e com inteligência. Isso quer dizer que não adianta você querer investir todo o seu capital no Google, se há uma quantidade gigantesca de concorrentes que irão sublimar o seu anúncio. É preciso se diferenciar, buscar caminhos para encontrar o público certo na hora certa. Pense bem, se você tiver 10 horas para cortar uma árvore, quanto tempo demoraria para afiar o machado? Vamos lá, pensou na possibilidade de afiar o seu instrumento de trabalho durante 9 horas e 45 minutos e cortar em 15 minutos? Pois é, assim funciona o marketing estratégico, 99% inspiração, 1% suor.

 

 

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O marketing estratégico é a etapa básica de um plano de marketing e possui algumas etapas:

1- Definição do objetivo

No meio digital, temos a vantagem de coletar e mensurar uma grande quantidade de dados com ferramentas totalmente gratuitas. Esse objetivo primário deve ser quantificável, como por exemplo, conseguir 10 mil fãs qualificados, 20 mil inscritos no YouTube ou 30 mil vendas online.

Para que os objetivos sejam atingidos é importante que o empreendedor  mantenha-se aberto a novas idéias e criação de novos produtos, bem como a melhorias no negócio, isso porque algumas mudanças poderão ser necessárias para se conseguir atingir esses objetivos.

 

 

2- Definição do prazo

Todo planejamento estratégico de marketing é estabelecido em um período pré determinado e os dados e resultados são avaliados no final, medindo a performance da campanha. Se os números avaliados correspondem ou ultrapassam os objetivos iniciais, o plano estratégico obteve sucesso.

 

 

Caso o resultado não aconteça como esperado serão necessárias alterações nas estratégias, revisão dos dados extraídos nas pesquisas de mercado, análise da concorrência, bem como os pontos fortes e fracos da empresa.

 

 

3- Definição dos 4Ps do Marketing

Nessa etapa são definidos: preço, praça produto e promoção.

Leia o artigo sobre os 4Ps do marketing.

Após a definição da estratégia geral define-se o marketing tático, subdividindo-se as ações. São definidos os times responsáveis por cada etapa, quais processos serão utilizados e ferramentas, como por exemplo, assessoria de imprensa, links patrocinados, copywriting, e-mail marketing, automação, redes sociais, landing pages, vendas, monitoramento, atendimento, suporte e outros. No marketing digital também cria-se um calendário editorial, antecipando o material e calendário de divulgação nas mídias escolhidas, prevendo os erros e permitindo ajustes na campanha.

 

 

O marketing estratégico tem o papel de minimizar os riscos e otimizar os ganhos e é muito importante que o tiro não seja dado “no escuro”.  Além da criatividade, é necessário analisar dados e o desempenho da campanha, para que seja possível adequar as necessidades do público e desejos, garantindo a curva de crescimento do negócio a longo prazo.

 

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