O WhatsApp Business foi criado para facilitar a interação com clientes e potenciais clientes e oferece recursos muito interessantes. Preparamos um tutorial técnico sobre o uso e funcionalidades do app e dicas de como o WhatsApp business pode ajudá-lo a ter um melhor rendimento profissional.

 

Otimizando o Perfil da Empresa

Após a instalação você deve criar o perfil da sua empresa e preencher todos os campos solicitados como: área de atuação, endereço, site, e-mail, status e horário de funcionamento. Lembre-se de inserir um avatar personalizado, ou seja a imagem aplicada do logotipo em tamanho mínimo de 140 X 140 pixels, em alta qualidade e resolução para que seus clientes reconheçam imediatamente a sua identidade visual.

 

Tenha um WhatsApp pessoal e outro profissional

Para fazer bom uso dessa funcionalidade sugerimos separar o número profissional do pessoal. Um dos benefícios do WhatsApp Business é que ele pode ser instalado junto com o WhatsApp tradicional, no mesmo dispositivo, porém vinculados a números de telefones distintos. Dessa forma, é possível separar a vida profissional da pessoal, sem que nenhuma das duas fiquem prejudicadas.

Até o momento o WhatsApp Business só está disponível para o sistema operacional Android, e para instalar as duas versões no mesmo dispositivo você precisará de um aparelho dual-chip.

 

Padronize e personalize as mensagens automáticas

O WhatsApp Business permite criar mensagens padronizadas para agilizar o atendimento dos clientes. É possível criar alguns padrões de mensagens para situações genéricas, como boas-vindas e de indisponibilidade do atendimento em momentos específicos, como fora do horário comercial, por exemplo. Clique nos três pontinhos no canto direito e clique em configurações da empresa e lá você encontrará todas as opções como: perfil comercial, catálogo, estatística, link curto, menagem de ausência, mensagem de saudação e mensagens rápidas.

É importante tomar cuidado para que as mensagens sigam um fluxo contínuo e agradável e não fiquem sem sentido ou repetitivas, adotando um dos princípios básicos do Inbound Sales que é proporcionar um atendimento personalizado aos clientes.

 

Esteja Disponível

Hoje um dos meios de comunicação mais rápidos e com melhores taxas de resposta é o WhatsApp, portanto, esteja disponível para responder em tempo a demanda apresentada. Você sabia que boa parte das vendas são perdidas quando os vendedores não retornam o contato logo nos primeiros cinco minutos? Fique atento!

Porém é importante tomar alguns cuidados com contas fakes e a verificação em duas etapas pode salvar a marca de cair em alguns golpes.

 

Um lembrete: clique em conta/privacidade, e escolha uma das opções abaixo:

 

Crie um catálogo de produtos

Um excelente recurso para aumentar a visibilidade dos seus produtos é utilizar o catálogo de produtos. Para configurar, siga os passos abaixo.

  1. Acesse as configurações

    Abra o WhatsApp Business. Clique no ícone “⋮” (três pontinhos) no canto superior direito e em seguida em Configurações > Configurações da empresa.

  2. Acesse o Catálogo

    Clique na opção Catálogo. Esta opção já deve estar liberada para todos os usuários, caso ainda não esteja liberada para você tente atualizar seu aplicativo.

  3. Adicione um Produto ou Serviço

    Na tela Gerenciar Catálogo, clique no botão Adicionar Produto ou Serviço.

  4. Preencha as informações do Produto/Serviço

    Você pode incluir uma ou mais fotos desse produto, além do Nome e Preço. Clicando na opção Mais campos vão aparecer novas opções como DescriçãoLink e Código do produto ou serviço.
    Após preencher os campos desejados, clique em Salvar.

 

Cuidado para não fazer SPAM

O Whatsapp Business é uma ferramenta interessante para a divulgação de conteúdos de Publicidade e Propaganda, mas tome muito cuidado e use com moderação, pois o seu número profissional pode passar a ser visto, ao invés de algo prático e interessante, como um contato inconveniente e invasivo.

A dica, neste caso, é simples: Priorize o uso reativo do app (fale com quem falar com você primeiro) e, caso queira mandar algum conteúdo que não tenha sido solicitado, analise a relevância da sua mensagem. Se você tem um produto ou serviço que precisa ser conhecido pelos seus contatos e será bem recebido por eles ou alguma promoção que irá atraí-los, o Whatsapp Business pode ser um ótimo canal de divulgação, inclusive com ofertas e vantagens especiais exclusivas para o canal.

 

Dica Extra

Além de poder ter os dois whatsapps instalados, você também pode usá-los simultaneamente no computador, via Whatsapp Web. Para isso será preciso ter dois navegadores diferentes instalados. Para ficar melhor, o uso de um computador com tela dupla vai ajudar muito e a regra das notificações apenas para o Whatsapp Business – silenciando o app normal – será muito útil.

 

Dúvidas? Envie sua pergunta para nosso e-mail: [email protected]

Continue acompanhando nosso blog: https://www.marketingbuzzstation.com.br/blog/

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/marketingbuzzstation/