Os 4 Ps do Marketing fazem parte do planejamento de marketing de um negócio ou empresa e são responsáveis por garantir o sucesso do empreendimento no mercado. Também são conhecidos como Mix ou Composto de Marketing.

 

 

O Mix de Marketing é composto por Produto, Preço, Praça e Promoção e trabalham em conjunto para alcançar os objetivos de marketing de uma marca. O termo 4 Ps foi criado por Philip Kotler, professor e especialista em Economia e Marketing ou mais conhecido como um guru dos negócios. Kotler definiu essa nomenclatura conhecida internacionalmente como “o conjunto de ferramentas que a empresa usa para atingir seus objetivos de marketing no mercado alvo”.

 

 

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O primeiro P representado é o Produto e se refere ao serviço ou produto oferecido pela empresa ou marca no mercado, características técnicas, design, embalagem, diferenciais em relação à concorrência, construção da marca, qualidade, ciclo de vida do produto/serviço, dentre outros. Para iniciar um negócio é preciso saber o que você irá oferecer ao mercado e definir todas as suas especificidades.

 

 

O segundo P define quanto o seu produto/serviço custará, ou seja o Preço. Vale as perguntas, quanto seu cliente está disposto a pagar pelo seu produto? Quais as condições de pagamento, prazos e descontos oferecidos? O preço é um dos Ps mais importantes do Mix, logo que o retorno financeiro é fundamental para a manutenção e crescimento de um negócio. O preço deve ser estudado com critério e escolhido para cobrir os custos da produção e mão de obra, gerar lucro e ter um valor competitivo, dentro da média do mercado.

 

 

Praça é o terceiro P, representa o Ponto de Venda ou canal de distribuição. É o local onde a empresa está situada, onde o consumidor fará contato com o produto/serviço. Esse ambiente pode ser físico ou virtual, como um site ou uma página do Facebook. É importante pensarmos em logística quando falamos em Praça, tais como canais de distribuição, reposição e visibilidade do produto. Algumas marcas pagam mais para ter mais visibilidade do seu produto em um supermercado ou em anúncios da internet, por exemplo. Além disso, é importante analisar onde os concorrentes se encontram e se há espaço no mercado para a sua marca.

 

 

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O último P, designado como Promoção vai além do conceito de “promoção de vendas”, descontos e afins, e se relaciona à ações de divulgação e comunicação do produto/serviço para o público-alvo. Podemos listar dentro das ações de Promoção a propaganda, a publicidade, assessoria de imprensa, e-mail marketing, divulgação nas redes sociais, links patrocinados e outros com o objetivo de divulgar o produto e atrair o público-alvo.

 

 

Reunindo os 4 Ps temos um Mix para garantir o melhor posicionamento dentro do mercado, evitar erros de marketing e desviar as estratégias estabelecidas para obter retorno no curto prazo, como vender produtos caros em locais que o desvalorizam, fazer promoções para homens, mas o produto ter foco no público feminino ou divulgar um produto em uma época errada.

 

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