Já pensou se toda vez que você estiver doente deixar de ir ao médico e se automedicar? Pode ser que isso não dê certo, não é mesmo? Um problema que pode ser resolvido com precisão cirúrgica pode se tornar mais grave e gerar mais aborrecimentos. É por isso que você também não deve gerenciar as suas redes sociais.

 

 

O Marketing representa a saúde de uma empresa ou negócio, ele é responsável por manter a marca viva, jovem, ativa e até mesmo com um papel social bem estabelecido. Através de estratégias de marketing é possível sanar problemas com os clientes, com os colaboradores e internos. Como as redes sociais são ferramentas utilizadas pelas marcas para esses fins, também representam a saúde e vitalidade do negócio e devem obter atenção especial.

 

 

Quer saber se você está usando as hastags da forma correta? Clique aqui.

É simples acessar o Facebook, porém não é fácil definir a estratégia certa para essas redes. Vou citar dois exemplos:

Há alguns anos uma marca cearence de saltos femininos publicou em sua página oficial do Facebook um ensaio de um modelo infantil usando maquiagem e jóias. A foto “adultizada” gerou repúdio dos fãs e o Conar (Conselho Nacional de Autoregulamentação Publicitária) recomendou a suspensão da campanha devido ao alto número de reclamações. Recentemente, uma empresa de Venda Digital iniciou uma campanha no Facebook e em vez de focar nos atributos e diferenciais de suas estratégias começou  a falar mal de Agências de Publicidade, com o discurso de que os resultados apresentados pelas mesmas não existiam. Isso gerou revolta por parte dos internautas, os profissionais de Marketing Digital se sentiram ofendidos e centenas de comentários negativos apareceram em poucos minutos. Além do resultado negativo, sem o gerenciamento de crises, a segmentação feita pela empresa atingiu mais os concorrentes do que os clientes potenciais da marca.

 

 

Mas por que você não deve gerenciar as suas redes sociais, vamos dizer que pelo bem do seu estabelecimento ter uma presença responsável, assertiva e profissional é o melhor caminho. Leva-se meses ou anos para construir uma boa reputação online, mas segundos para gerar uma crise, algumas vezes irreversível para a marca.

Leia o artigo Como fazer marketing estratégico.

 

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